Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Defesa Civil
Defesa Civil: quatro pontes no interior de São João Batista são oficialmente entregues

Publicado em 20/01/2022 às 17:12 - Atualizado em 20/01/2022 às 17:12

Estruturas tiveram que ser reconstruídas após enxurrada registrada há pouco mais de um ano

 

As obras de reconstrução de quatro pontes no interior de São João Batista foram oficialmente entregues nesta quarta-feira (19). O ato, realizado na Prefeitura Municipal, contou com a participação do Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, e do deputado estadual Jerry Comper, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal.

Uma das pontes, a localizada nas proximidades da Assembleia de Deus da localidade de Arataca, havia sido finalizada em junho do ano passado. Já as obras nas outras três foram concluídas entre dezembro e janeiro. Destas, duas ficam situadas na Arataca (uma no acesso à localidade da Lua e outra nas proximidades da residência de Nildo Corrêa) e uma na localidade de Canudos.

As benfeitorias foram viabilizadas por meio de uma parceria da administração municipal de São João Batista com a Defesa Civil de Santa Catarina, que cedeu as vigas pré-moldadas de concreto utilizadas nas obras. O município, por meio da Secretaria de Infraestrutura e da Coordenadoria de Defesa Civil, foi responsável pela preparação das cabeceiras, execução dos estaqueamentos e aterro.

As quatro pontes foram reconstruídas com maior largura e extensão em relação às estruturas originais. Uma delas estava interditada desde fevereiro de 2020. E, as outras três, estiveram entre as atingidas durante enxurrada registrada na madrugada de 16 para 17 de janeiro de 2021. Os estragos, que, no total, danificaram 12 pontes, levaram o município a declarar situação de emergência na época.

“Nosso trabalho foi focado, em um primeiro momento, em uma resposta rápida para atender as famílias atingidas e liberar os pontos bloqueados. Os prejuízos foram grandes e tivemos de buscar alternativas para reconstruir as estruturas que foram comprometidas”, relembra o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Conforme destaca o coordenador da Defesa Civil de São João Batista, Ademir Rover, outras duas pontes, ambas no bairro Fernandes, serão substituídas, sendo uma no acesso à Cascata e outra no acesso à localidade da Manteiga. A previsão é que os trabalhos iniciem nas próximas semanas.