Cidade
Para combater dengue, Prefeitura de São João Batista removerá recipientes que gerem acúmulo de água no Cemitério Municipal

Publicado em 24/10/2022 às 11:52 - Atualizado em 24/10/2022 às 11:53

Publicado sexta-feira (21) no Diário Oficial, Decreto nº 4.592/2022 prevê que Município adote medidas necessárias, independente de aviso prévio, para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti

Novo decreto referente ao combate à dengue em São João Batista foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (21). Assinado pelo prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, o texto determina a adoção de medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti no Cemitério Municipal.

O documento proíbe a instalação ou manutenção de jazigos, sepulturas, lápides, monumentos, vasos, floreiras e qualquer outra estrutura, recipiente ou embalagem que gere acúmulo de água. E, também, orienta proprietários e visitantes a promoverem a retirada de recipientes ou pequenos depósitos que favoreçam a proliferação de criadouros do mosquito.

O decreto prevê, inclusive, que, em casos de descumprimento das normas, as equipes responsáveis pela manutenção do Cemitério efetuem, independente de aviso prévio, a perfuração, abertura de canaletas e/ou remoção de recipientes impróprios. Confira as medidas preventivas que devem ser adotadas:

- Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia

- Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os

- Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água)

- Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores

- Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos

- Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água

- Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas

- Floreiras de concreto devem estar furadas para permitir escoamento da água