Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Defesa Civil
Principal acesso ao berço da colonização italiana no Brasil, Ponte dos Imigrantes desaba em São João Batista

Publicado em 07/12/2022 às 10:06 - Atualizado em 07/12/2022 às 10:06

Estrutura havia sido interditada no sábado (03) pela Defesa Civil devido aos estragos causados pela maior enchente da história da cidade

 

Situada no acesso da SC-108 ao bairro Colônia Nova Itália, a Ponte dos Imigrantes Italianos desabou na manhã desta quarta-feira (07) em São João Batista. A ponte estava interditada pela Defesa Civil desde o último sábado (03), quando avaliação técnica de engenharia confirmou problemas estruturais decorrentes da maior enchente da história da cidade.

“Na manhã desta quarta-feira (07), infelizmente, tivemos o colapso da parte da cabeceira comprometida, que, provavelmente, vai afetar o restante e acabar levando a ponte toda para o rio”, explica a responsável pela Defesa Civil de São João Batista, Fernanda Brasil Duarte. O local já foi sinalizado e a recomendação é que as pessoas não se aproximem devido ao risco de novas quedas.

Construída em 2003, a Ponte dos Imigrantes era o principal acesso à Colônia Nova Itália. A localidade é conhecida internacionalmente por ser o berço da imigração italiana no Brasil, tendo sido fundada em 1836 por um grupo de 132 imigrantes provenientes da região da Sardenha. A população do bairro é estimada em 1 mil pessoas.

Sem o acesso à SC-108, a Estrada Geral da Colônia de Dentro, que tem cerca de nove quilômetros até o bairro Tajuba I e é de chão em sua maior parte, passa a ser a principal alternativa de deslocamento para os moradores. Também há ligação até o Município de Major Gercino pelo outro lado, distando cerca de 15 quilômetros.

“É mais um enorme baque para São João Batista. Uma situação de muita tristeza, de desolação. Mas, podem ter certeza, vamos trabalhar muito e vamos reerguer nossa cidade. Conto com a ajuda de todos!“, conclama o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.