Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
São João Batista inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Publicado em 27/02/2023 às 17:05 - Atualizado em 27/02/2023 às 17:05


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Doses, utilizadas como reforço para pessoas que já completaram esquema primário, estão disponíveis para quatro grupos de risco

 

Assim como os demais municípios catarinenses, São João Batista iniciou nesta segunda-feira (27) a aplicação de doses de reforço contra a Covid-19 com a vacina Pfizer bivalente. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron, com perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes. O cronograma está dividido em cinco fases:

 

- Fase 1 (iniciado em 27/02/2023): pessoas com 70 anos ou mais, abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência (ILPI), pacientes imunocomprometidos e a população das comunidades indígenas e quilombolas;

- Fase 2 (previsão de início 06/03/2023): pessoas de 60 a 69 anos de idade;

- Fase 3 (previsão de início 20/03/2023): gestantes e puérperas;

- Fase 4 (previsão de início 17/04/2023): trabalhadores da saúde;

- Fase 5 (previsão de início 17/04/2023): pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade.

 

Para receber a vacina bivalente, é imprescindível que a pessoa faça parte do grupo prioritário que está sendo vacinado no momento, tenha mais de 12 anos de idade e tenha finalizado, ao menos, o esquema primário com duas doses de vacinas monovalentes, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.

“Pessoas dos grupos prioritários, com mais de 12 anos, que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente, precisam completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente, respeitando o intervalo recomendado entre as doses”, explica a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.

Ela reforça, ainda, que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Em São João Batista, as doses estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411) e Novo Horizonte (Rua João Nicolodi - Ribanceira do Sul). O horário de atendimento em ambas é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45. É necessário apresentar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.