---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Desenvolvimento
Sebrae e prefeitura de SJB lançam segundo ciclo do Programa Cidade Empreendedora

Publicado em 11/06/2019 às 11:42 - Atualizado em 20/08/2019 às 09:00

Evento foi realizado na noite desta segunda (10), no plenário da Câmara de Vereadores

 

Com o objetivo de dar continuidade nas ações de fortalecimento da gestão municipal, a Prefeitura de São João Batista e o Sebrae/SC  lançaram na noite desta segunda (10) o ciclo 2 do Programa Cidade Empreendedora. O evento, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, contou com a presença de autoridades locais e da sociedade civil.

A primeira etapa do projeto foi iniciada no município em 2017 e contou com 34 soluções, que, nesta segunda etapa, serão acompanhadas para fortalecer ainda mais a economia do município. Durante o primeiro ciclo, o programa possibilitou a implementaçã0 da Sala do Empreendedor, que realiza cerca de 350 atendimentos mensais. O programa ainda contou com o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), a implementação do Crescendo e Empreendendo, a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Levantamento de Oportunidades, que identifica as potencialidades da cidade.

No ciclo 2, o programa terá como soluções bases a Liderança onde capacita Prefeito e agente de desenvolvimento para atuar na cidade, o fortalecimento da Sala do Empreendedor com consultorias e cursos, desenvolvimento de novos projetos para a gestão pública e atualização do Município em Números, com a Gestão Estratégica Orientada para Resultados. Além das Compras Públicas, da implementação do Smart City, ferramenta inovadora para trabalhar as licitações de compras e o aprimoramento da Educação Empreendedora, com os projetos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Crescendo e Empreendendo e capacitações e encontros para debater boas práticas empreendedoras com jovens de 14 a 18 anos.

Para o Prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, a segunda etapa do projeto fortalecerá o empreendedorismo no município. “O Cidade Empreendedora 2 será a continuação do que plantamos aqui e trouxe resultados. Tenho certeza que o projeto aliado ao Sebrae/SC e prefeitura, trará benefícios para o povo da nossa cidade, gerando economia e criando um plano de desenvolvimento que faça com que nossas empresas e empreendedores do futuro tenham um ambiente favorável para investir”, destacou.

Nas soluções Trilhas, serão trabalhados, no eixo Educação, Simpósios de Educação no Município e Estratégias Educacionais Vivenciais e, no eixo da Tecnologia, a implementação do Sebrae ADV, para auxiliar no setor jurídico, além do Sebrae na Rota, com compartilhamento de frotas. Também serão realizadas práticas dentro do eixo de Turismo, onde será montado um Plano Estratégico de Turismo e feita a implantação de Rotas e Roteiros. Já no eixo Educação Empreendedora, será trabalhada o infancia.com, voltado para robótica, inovação e tecnologia.

Segundo o Gerente do Sebrae da Foz, Eng. Sérgio Fernandes Cardoso, o município tem espírito empreendedor, por isso se desenvolve rapidamente. “Estamos traçando a trajetória de desenvolvimento da cidade de São João Batista, que, por si só, já é referência em empreendedorismo. Nesta segunda etapa, queremos trazer bons consultores e bons exemplos de mercado para que a cidade tenha oportunidades de desenvolvimento municipal e valorização do empreendedor local”, afirmou.