Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Dia Mundial Sem Tabaco: SJB conta com grupo para quem quer parar de fumar

Publicado em 01/06/2018 às 09:24 - Atualizado em 01/06/2018 às 10:39

Iniciativa é promovida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) há quatro anos

 

Celebra-se nesta quinta (31/05) o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, tem como principal objetivo alertar a população sobre as consequências do uso do cigarro. Em São João Batista, a secretaria municipal da Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promove há quatro anos um grupo de apoio a quem quer parar de fumar.

“Neste grupo, as pessoas recebem acompanhamento psicológico, nutricional e orientações sobre o que deve e o que não deve ser feito para terem êxito em parar de fumar. Mas, o principal, é o suporte emocional, já que, ao compartilharem experiências, os participantes ganham um incentivo a mais para persistir”, explica a coordenadora do NASF, Clarissa Reinert Cim.

Conforme ela ressalta, cerca de 70% das pessoas que permanecem ao longo dos seis meses de duração de cada turma obtém sucesso. Interessados em participar devem entrar em contato em um posto de saúde do município ou entrar em contato pelo fone 3265-7890. Após, são submetidos a avaliações individuais, que servem de base para o tratamento.

Neste ano, como novidade, o NASF estabeleceu uma parceria com a Comunidade Bethânia. Entre outras ações, foi promovida no início deste mês uma roda de conversa sobre tabagismo com o objetivo de capacitar profissionais que atuam na saúde do munícipio. Também foi realizada uma campanha de divulgação do grupo durante a 6ª Feira do Livro de São João Batista.