Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
NASF alerta sobre cuidados com hipertensão arterial e diabetes

Publicado em 19/09/2018 às 15:51 - Atualizado em 19/09/2018 às 15:54


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Atividade foi desenvolvida pelos nutricionistas do Núcleo junto ao grupo de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Krequer na manhã desta quarta

 

Um bate-papo voltado ao bem-estar de quem convive diariamente com a hipertensão e com o diabetes. Os participantes do grupo Hiperdia, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cardoso, receberam na manhã desta quarta (19) a visita dos nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A atividade foi realizada na sede da Associação Batistense de Veteranos, no bairro Krequer.

Desenvolvida pelos nutricionistas Letícia da Silva e Rodrigo de Oliveira Matias, a ação teve como objetivo alertar os participantes sobre os cuidados necessários com a alimentação e promover um dia especial dentro do cronograma de encontros do grupo. Foram distribuídos folders explicativos e amostras de sal de ervas, que, por conter menos sódio, é considerado mais adequado para o tratamento.

Conforme explica a coordenadora do NASF, Clarissa Reinert Cim, o encontro foi elaborado a partir do convite do responsável pela organização do grupo, o enfermeiro Eron Cabral. E acontecerá também no grupo do bairro Tajuba I, no dia 1º de outubro.

 

Grupo Hiperdia

Todos os bairros de São João Batista contam com grupos destinados ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada um deles conta com encontros mensais, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. Caso alguém seja portador de uma das doenças e não participe, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.