SJB recebe projeto Planetário nas Escolas na próxima semana

Publicado em 07/05/2019 às 14:47 - Atualizado em 07/05/2019 às 14:47

Atividade será desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal

Os estudantes de Ensino Fundamental da rede pública municipal de São João Batista terão a oportunidade de participar de uma aventura interespacial na próxima semana. Isto porque a cidade receberá o projeto Planetário nas Escolas. A estrutura inflável, que tem cerca de 70 metros quadrados de área e cinco metros de altura, conta com capacidade para atender até 80 crianças por vez.

Cada sessão terá duração entre 30 e 45 minutos, com conteúdos específicos por faixa etária. Por meio de projeções gravadas em 360 graus para causar a sensação de realidade virtual, os alunos poderão se sentir dentro do espaço e “flutuar pelo desconhecido”. Planetas, satélites, astros diversos, estrelas e constelações, nebulosas, buraco negro e meteoros são alguns dos elementos que compõem a experiência.

“Desta forma, os alunos, com o apoio de seus professores de Geografia e Ciências, poderão conhecer de forma divertida e interativa o sistema solar. Uma atividade que, certamente, ficará na memória das nossas crianças”, comenta o secretário municipal de Educação, Edésio Tomasi. Conforme ele explica, a opção por trazer um planetário móvel para São João Batista ocorreu pela possibilidade de atender todas as turmas de Ensino Fundamental da rede, sem necessidade de deslocamentos para outros municípios.

A estrutura, da Orion Planetários, ficará na cidade durante três dias. No dia 14, será montada no Ginásio da Escola Araci Espindola Dalcenter, atendendo alunos também do CEJU. Já no dia 15, o planetário irá para o Ginásio da Escola Alice da Silva Gomes e, permanece por lá no dia 16, para receber a visitação das escolas Catarina Deschamps Steffen, Maria das Dores Cipriani, Monsenhor José Locks, Sinézio Octaviano Dadam e Flora Auta Brasil. No total, serão atendidos 2.631 alunos.