Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Meio Ambiente
Representantes de SJB conhecem detalhes sobre programa de logística reversa do IMA

Publicado em 08/06/2021 às 15:21 - Atualizado em 08/06/2021 às 15:21

Possibilidade de implementação do projeto no município foi debatida na tarde desta segunda-feira (07), em Florianópolis

 

A possibilidade de implementação do programa ‘Penso, logo destino’ em São João Batista foi debatida na tarde desta segunda-feira (07), na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Florianópolis. Detalhes do projeto, que tem como proposta a articulação da logística reversa para resíduos sólidos, foram apresentados ao chefe de gabinete Juliano Peixer e à diretora-executiva da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fumab), Fernanda Brasil Duarte.

Lançado de forma pioneira pelo IMA em abril deste ano, o programa tem como objetivo a sistematização do descarte deste tipo de resíduo em todo o Estado, atuando em todas as etapas do ciclo. A iniciativa, em um primeiro momento, foi aberta apenas para municípios da região com menos de 20 mil habitantes e, agora, deverá ser expandida também para cidades da Grande Florianópolis com população entre 20 e 50 mil habitantes.

A potencial parceria entre o órgão ambiental e o município de São João Batista depende da viabilização de pontos de coleta, pontos para armazenamento temporário dos materiais recolhidos e assinatura de um termo de cooperação. O programa prevê uma série de estratégias de mediação entre comerciantes, população, poder público e entidades gestores para promover um gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos (lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias).