Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Cultura
Inscrições para 1º Simpósio Cultural de São João Batista já estão abertas

Publicado em 03/08/2022 às 15:57 - Atualizado em 03/08/2022 às 15:57

Evento reunirá entidades e professores para debater a história local do município

 

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Cultural de São João Batista: olhares para a história local. O evento ocorrerá no dia 14 de setembro, no Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes, e tem o objetivo de apresentar uma jornada sobre a pluralidade cultural e histórica do município.

O período de inscrições segue até o dia 31 de agosto de forma gratuita pelo link www.even3.com.br/simposioculturalsjb/. Podem se inscrever profissionais da Educação Básica (Redes Públicas de Educação - Municipal e do Estado de Santa Catarina – Coordenadoria Regional de Brusque) com foco em pedagogos/as e profissionais das áreas de Linguagens e Ciências Humanas.

A iniciativa é uma promoção do Fórum Permanente do Terceiro Setor e da ADANPIB – Associação de Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil – e conta com a apoio da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina representada pelo Leh – Laboratório de Ensino de História, da Prefeitura de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Funjuve, da Comunidade Bethânia e das escolas estaduais E.E.B São João Batista e E.E.B. Profa. Lídia Leal Gomes.

De acordo com o professor de história Malcon Gustavo Tonini, que integra a equipe organizadora, o Simpósio contribuirá especialmente com a produção de conhecimentos e dinâmicas a serem discutidas em salas de aula e ambientes culturais. Segundo o professor, as motivações para o evento estão relacionadas às situações cotidianas, onde é perceptível a necessidade do reconhecimento da pluralidade, nas diversas identidades que formam São João Batista, e de fenômenos ligados a comportamentos no decorrer do tempo, sobretudo no tempo presente.

O coordenador do Fórum Permanente do Terceiro Setor, o advogado Nelson Zunino Neto, destaca que o tema do Simpósio é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer mais sobre a história de São João Batista. “Este evento contribui de forma inédita ao apresentar produções acadêmicas, que são fontes importante de conhecimento tendo em vista a escassez de documentos sobre o município”, enfatiza Zunino. 

A programação do evento contará com apresentações de trabalhos acadêmicos já publicados, produzidos por pesquisadores egressos da UDESC, relacionados a história local, são eles: Prof. Me. Anderson Cleber Loz, Prof. Me. Jaison Simas, Prof. Me. Malcon Gustavo Tonini e a jornalista Ma. Marcia Peixe Vargas, além de apresentações culturais do Grupo de dança Colônia Nova Itália, Banda Musical e Coral da FUNJUVE, Cia Teatral Em Cena e Coral Guarani Tekoa V´ya. O evento será mediado pelo jornalista Juliano César.

Já no dia do evento, os participantes são convidados a trazerem de forma voluntária, como doação, um quilo de alimento não perecível. O evento contará com certificação de participação de 8 horas, emitido pelo Leh – Laboratório de Ensino de História.

 

Programe-se

O que: 1º Simpósio Cultural: Olhares para a história local

Onde: Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº)

Quando: dia 14 de setembro de 2022

Inscrições: gratuitas, pelo site www.even3.com.br/simposioculturalsjb

 

Texto: Marcia Peixe/Divulgação Adanpib